A lipoaspiração é um procedimento muito arriscado?
Não. Quando realizada por um cirurgião plástico habilitado, em hospitais qualificados e em pacientes com boa saúde a lipoaspiração é um procedimento muito seguro, com baixos índices de complicações. Uso de bomba para compressão venosa, anticoagulante e mobilização precoce são alguns dos fatores que contribuem para a diminuição do risco.

Que tipo de anestesia é utilizada neste procedimento?
Na grande maioria dos casos é feita anestesia peridural com sedação. O paciente já está dormindo no momento da peridural, de modo que não vê, não ouve e não sente absolutamente nada durante todo o procedimento.

Quantos quilos vou emagrecer com a lipoaspiração?
Naturalmente haverá certa redução de peso dependendo da quantidade de gordura aspirada, porém o resultado estético depende muito mais da proporção entre as regiões corporais do que da quantidade de “quilos” que foram retirados. É importante lembrar que a lipoaspiração não é indicada para emagrecimento, mas sim para retirada de gorduras localizadas, com consequente modelagem do corpo e redução de medidas.

Como são os resultados?
Variáveis de acordo com cada caso e a resposta do organismo. Fatores que determinam um melhor resultado são a quantidade de gordura a ser retirada, elasticidade da pele, idade, entre outros. O aspecto final se dará somente após 6 a 12 meses do pós-operatório, contudo já é possível observar uma grande mudança após o 30º dia.

Quanto tempo dura a cirurgia?
Varia de uma hora e meia a três horas. O paciente recebe alta do hospital no mesmo dia do procedimento, tão logo esteja bem recuperado da anestesia, de acordo com uma avaliação médica na sala de recuperação.

Há muita dor no pós-operatório?
A dor não costuma ser intensa e responde muito bem às medicações analgésicas. É importante que o paciente siga rigorosamente o período do repouso indicado e a prescrição médica.

Quanto tempo de repouso é necessário?
Esse tempo varia de acordo com a atividade do paciente, extensão da área lipoaspirada e quantidade de gordura retirada. É recomendado um repouso maior nos primeiros cinco dias de cirurgia. O retorno às atividades laborais se dá a partir do 7º dia, dependendo da evolução de cada paciente. A partir do 15º dia podem ser retomadas atividades físicas leves, que serão progressivamente aumentadas até sua total liberação em torno do 30º dia.

A gordura retirada pode ser colocada em outras áreas do corpo?
Sim, é o que chamamos de lipoescultura. A gordura retirada de áreas como o abdome e flancos pode, por exemplo, ser enxertada na região glútea aumentando e remodelando o bumbum. Há uma pequena reabsorção dessa gordura no pós-operatório, mas com o uso de técnicas adequadas e cuidados específicos o resultado é expressivo e duradouro.

Perguntas e respostas sobre a Lipoaspiração