Qual a finalidade da Abdominoplastia?
Melhorar o aspecto do abdome, diminuindo a flacidez, o excesso de pele e o excesso de gordura.

Quem é candidata a esse procedimento?
Pacientes que possuam flacidez abdominal, excesso de pele, estrias na porção inferior etc. Estas alterações geralmente são causadas pelas gestações, grande perda de peso ou envelhecimento. Abdominoplastia não é indicada para quem tem obesidade ou problema de saúde importantes. Da mesma forma, pacientes que não possuem flacidez e excesso de pele abdominal não devem se submeter ao procedimento, podendo até apresentar resultados desfavoráveis, como cicatrizes inestéticas.

Como é realizado o procedimento?
Inicialmente é removido o excesso de pele e gordura da porção inferior do abdome. Geralmente uma lipoaspiração para a retirada de gordura dos flancos e abdome superior é realizada simultaneamente. É feita uma sutura da musculatura abdominal na linha média, de modo a dar firmeza e afinar a cintura. Finaliza-se com a transposição do umbigo, proporcionando um aspecto mais jovial e o fechamento com uma cicatriz escondida pelo biquíni ou roupa intima.

Qual o período de recuperação?
A cirurgia é feita de forma ambulatorial e o paciente recebe alta hospitalar no mesmo dia do procedimento. Inicialmente é adotada uma postura mais “encurvada” para não forçar a cicatriz na porção inferior do abdome. São necessários 10 dias de repouso e após esse período o paciente começa a retomar suas atividades de forma gradativa. Exercícios físicos são liberados geralmente após 30 dias.

Quais as possíveis complicações dessa cirurgia?
Vão desde complicações menos importantes, como pequenas deiscências (abertura da cicatriz) e pequenos sangramentos até complicações mais graves como trombose venosa profunda e tromboembolismo. O mais importante é que a cirurgia seja feita por um cirurgião plástico qualificado (procure o seu no site da SBCP) e que uma rigorosa revisão de sua saúde seja feita no pré-operatório. Seguindo corretamente essas diretrizes os riscos são minimizados, fazendo da abdominoplastia um procedimento extremamente seguro.

5 perguntas sobre sobre Abdominoplastia